sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O que é tradução intersemiótica?


Não perderei tempo deixando aqui uma resposta óbvia, técnica. Afinal, a literatura a respeito do assunto "Tradução Intersemiótica" é bastante vasta. Se alguém resolver pesquisar o assunto a fundo, encontrará referências  ao mesmo até mesmo na antiqüíssima filosofia oriental.

Portanto, vou deter-me aqui em considerações pessoais acerca do assunto.

A tradução é um processo natural do ser humano, talvez até de todos os seres. A própria percepção do mundo ao seu redor se dá através de uma tradução onde aquilo que é percebido é traduzido em signos ao chegar à mente. Depois, esses signos irão estruturar outros processos essenciais, como a comunicação e o pensamento.

Intersemiótico é tudo que diz respeito a mais de um meio, mais de uma semiose. Uma tradução intersemiótica, portanto, é uma tradução de uma coisa em um meio para outro. A própria tradução, acredito, é um processo de recriação. A tradução intersemiótica é uma recriação ainda mais ousada e complexa.

Fazendo uso de uma metáfora, a tradução seria como se eu descrevesse uma lagarta e depois um colega descrevesse o mesmo animal. A tradução intersemiótica seria eu descrever uma lagarta e meu colega conseguir descrever a borboleta nela.

A tradução é um processo natural aos animais. A tradução intersemiótica é um processo possível aos animais que pensam e sentem.

2 comentários:

Conexões Intersemióticas disse...

Gostei da definição!Vamos divulgar o blog, hein!
Gleyda

Tiago Barreto "Intersemioses" disse...

Gosto muito de produzir textos atraves de imagens desde pequeno,mas não sabia que esta pratica era estudada.Quando entrei para a universidade me dei conta disso.Deste habito que tenho desde pequeno.E que me ajudou muito.Estudo Letras na UPE, e se voce quiser dá uma olhada no meu blog que acabei de iniciar:tiagobarretodelima01.blospot.com.br.
Há algumas intersemioses,mas vou colocar mais,pois iniciei o blog agora. E também gosto de escrever contos e romances, em breve estarei disponibizando um romance que eu fiz